17.5.06

Menino Deus, Porto Alegre

"Menino Deus, quando tua luz se acende..." Um bairro. Cantado por Caetano Veloso. E que permanece na minha memória como um lugar mágico, gostoso de morar, namorar, viver, trabalhar. Duas avenidas cortam o bairro. A mais antiga, Getúlio Vargas, é também a mais bonita. Arborizada, tem bares, botecos, a antiga sede da Editora Globo, muitos prédios de apartamentos. A avenida mais nova, Érico Veríssimo, não tem tanto charme, mas é onde eu morei durante muito tempo. Minha casa ficava bem perto do Jornal Zero Hora e mais perto ainda de um bar chamado Porta Larga. É onde se encontravam os jornalistas que trabalhavam tanto na Zero Hora, na Rádio Gaúcha e na RBSTV. Eu não tinha carro. E, em início de carreira, apresentava o Bom Dia Rio Grande. Tinha que pegar o ônibus que passava cedo, cinco da manhã, na subida para o Morro Santa Teresa, onde fica a TV. O ônibus passava sempre cheio. Eu era um dos poucos civis. Na subida para o morro há três quartéis do Exército. O motorista era uma figura. Ficou meu amigo. E me ajudava a enfrentar o frio e a chuva do inverno. Eu ficava debaixo da marquise do meu prédio de olho no ônibus que vinha do outro lado da avenida. Quando chegava ao ponto, o motorista ficava esperando pacientemente que eu atravessasse a avenida e evitasse congelar com o vento que corta Porto Alegre no inverno. Tudo fica perto do Menino Deus. Ia a pé para os bares, para os jogos no Estádio Olímpico, pegava facilmente um ônibus para o Estádio Beira-Rio ver meu Internacional, estava próximo do Parque da Redenção, de cinemas, dos amigos. Dias fantásticos vivi naquele bairro. Dias melhores aprendi a reconhecer ao longo do caminho. Mas sempre fica um pouco da gente nos lugares por onde passamos. E sempre fica, na gente, um pouco dos lugares que vivemos. "Menino Deus, quando tua luz se acende A minha voz comporá tua lenda E por um momento haverá mais futuro do que jamais houve Mas ouve a nossa harmonia, a eletricidade ligada no dia Em que brilharias por sobre a cidade Menino Deus, quando a flor do teu sexo Abrir as pétalas para o universo E então, por um lapso, se encontrar no anexo Ligando os breus, dando sentido aos mundos E aos corações sentimentos profundos De terna alegria no dia Do menino Deus." (Caetano Veloso)

5 comentários:

Lucinéia, para o íntimos disse...

Oi, Giácomo! Eu morava quase em frente à livraria do Globo, na Getulio. Li teu post e deu saudade do Marinha, da Banda da Saldanha e do antigo Cine Marrocos. Recordações de lugares, como tu escreveste, que a gente leva com a gente.
Abraço.

Anônimo disse...

I visited your 4 blogs and you have many hobby.
Unfortunality i dindn't know your language but I interesting: Mexico, Brazylia.
I like these country.

Anônimo disse...

Olá, Giácomo!
Procurando uma foto do Bairro onde moro, caí em seu blog! adorei!
Mas não aparece mto bem o prédio onde moro; é pertinho do gremio..
Mto bacana seus blogs e deixo forte abraço prá vc!
Obrigada pelos textos maravilhosos q vc coloca por aqui!

Don Siri Gastronomia disse...

Olá, meu caríssimo:

Se tens saudades do Menino Deus, eu imagino do Laranjal, dos doces de Pelotas, do quêque, do bauru de chouriço, do Cruz de Malta e outros bares, dos amigos UGES e, talvez até, desse que vos escreve, riograndino, que foi da URES, assim como a Regina. Surpreso??!!!

Um grande abraço!
O teu sucesso??? Eu acompanho pela Globo e pelos Blog's

Luis.

Anônimo disse...

Eu concordo contigo Gíacomo, o Menino Deus é especial. Amo esse bairro, é aqui que trabalho, moro e crio meu filho.Curto toda a poesia que emana nesse lugar maravilhoso,Moro aqui há 10 anos, mas já admirava esse bairro, apesar da violência o Menino deus continua charmoso, um lugar ímpar nessa cidade e que encanta muita gente, inclusive o Caetano veloso.